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Mostrando postagens de julho, 2011

Folclore

Projeto Folclore PROJETO FOLCLORE - BRINCANDO COM FOLCLORE 1. Apresentação Turmas: 1 º ano Período: Manhã e Tarde  2. Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado

TEMÁTICA: Leitura de textos jornalísticos

MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental ATIVIDADES PERMANENTES Sem estudantes vivenciando oportunidades sistemáticas de leitura, escrevendo e dialogando, a escola correrá o risco de restringir-se à reprodução.   Esta prática que cada vez mais tem sido rejeitada: as atividades de leitura e escrita, nas diversas modalidades, transformadas em ritual burocrático, no qual o estudante lê sem poder discutir, lê sem compreender, responde questionários mecanicamente e escreve textos buscando simplesmente concordar com o professor ou a professora.   O que se deseja é que estudantes, e também professores, possam constituir-se como leitores e produtores de textos.   Professores e alunos leitores são capazes de produzir a sua escrita, a sua comunicação no mundo, são a chave de qualquer possibilidade de mudança nas práticas tradicionais e repetitivas de leitura e escrita. Para isso, todos os professores, não só o de Português, mas também os de Geografia, Matemática, História, Música, Ciê

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PLANO DE AULA

TEMÁTICA: Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental ATIVIDADES PERMANENTES As teorias que se baseiam em processos cognitivos - ou seja, atividades mentais de como pensar, imaginar, relembrar e solucionar problemas - também tem sido tema de pesquisas na área de ciência da informação, investigando como esses processos podem se relacionar com o comportamento de busca de informação. Por meio do trabalho com o conto do Chapeuzinho Vermelho, a intenção é desenvolver modelos que demonstrem como o sujeito apreende a informação apresentada, interpreta o que apreendeu comparando com o conhecimento existente na memória e, então, toma decisões e resolve problemas. Tais estudos têm produzido resultados e propiciado o desenvolvimento de várias teses sobre a ação leitura, mas lacunas substanciais ainda persistem. Esse é o diagnóstico de Allen (1991), que relata vários estudos que se estão desenvolvendo sob essa perspectiva.   Devido ao