Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Anjos Da Guarda - Leci Brandão

produção de texto .

Dicas para Redação.

Para escrever uma história imagine... QUANDO? ONDE? COM QUEM? O QUE? POR QUÊ? COMO? COMO TERMINOU? AS HISTÒRIAS PODEM COMEÇAR ASSIM... “Há muitos e muitos anos...” “Há muito tempo...” “Era uma vez...” “Uma vez...” “Num belo dia...” “Certo dia...” “Um dia...” “Todas as manhãs... (tardes/noites)” “Esta historia...” “Lá longe...” “Em um lugar muito distante...” “Havia um...” “Não tenho certeza de...” “Você já ouviu...” “Este é...” “Meu nome é...” “Eu sou...” “Antigamente...” ORGANIZADORES  TEXTUAIS QUE DÃO NOÇÃO DE   TEMPO No início... No começo... No passado... No passado.. Anteriormente.... Antes... Pouco antes... Alguns minutos antes... Algumas horas antes... Há pouco tempo... Há um instante... Há muito tempo... Ao mesmo tempo... Na mesma hora... Imediatamente... Enquanto isso... Nisso... Bem na hora... Na hora que... Nesta hora... Neste momento... Agora... Durante...

Projeto O carteiro chegou

Oficina 1: - Apresentação da situação e do projeto à classe: * Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantis tradicionais. - Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros Objetivos * Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas. * Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais. * Reunir as crianças em grupo para registrar as sinopses. - Dramatização para reconhecimento de algumas personagens de contos infantis. Oficina 2 - Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação Objetivos * Compreender o desenvolvimento dos meios de comunicação a partir da leitura crítica da reportagem * Recados do passado- veja como as pessoas trocavam mensagens em diferentes épocas, publicada pela Revista Recreio (n° 420, 27/03/08) Oficina 3 - Reconh

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de Mário de Andrade

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,minha alma tem pressa

Sílabas complexas