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projeto Copa do mundo

Projeto: Copa do Mundo 2010



Período: 11/Junho a 11/julho/2010

Justificativa:

Sendo a “Copa do Mundo” o maior evento em número de espectadores, que abrange do local ao global, onde milhões de pessoas de uma grande diversidade vivem uma mesma emoção. Portanto, faz-se necessário, a partir desse evento, que nós educadores, despertemos para as riquezas pedagógicas a serem exploradas por todas as disciplinas, refletindo sobre o evento Copa do Mundo na dimensão política, social e cultural, visando construir um olhar crítico e compreender as contradições existentes em nossa atual sociedade.
Abertura do projeto:
Momento cooperativo aberto aos pais.
Data prevista – 07/junho/2010
Será antecipadamente realizado um sorteio por grupos dos nomes dos paises que irão participar da copa, cada turma receberá um país sorteado e a mesma deverá apresentar neste evento aspectos relevantes como:

_ Localização desse país no mapa,

_ Bandeira

_ Uniforme a ser usado, nomes dos jogadores.
_ Curiosidades do país contemplando os conhecimentos adquiridos durante o Projeto (comidas típicas, danças, arte/cultura,...) envolvendo as famílias e comunidade visando compartilhar a multiplicidade de culturas existentes em um evento mundial.

_ Prato típico culinário para degustação.

Motivação:
-Ornamentação da escola nas cores alusivas à nossa bandeira: verde, amarelo azul e branco ou demais bandeiras.

- Será instalado um televisor para que os alunos, professores e funcionários possam assistir ao jogo na Escola. As turmas poderão estar usando camisetas, adereços, viseiras, bandeiras; contudo de forma ordeira.

Objetivos Gerais:

·Organizar a escola para o funcionamento harmônico nos dias de jogos.

·Planejar ações pedagógicas para o período dos jogos utilizando como tema a Copa de Mundo
·Estabelecer quais atividades extracurriculares serão executadas nesse período.
Objetivos Específicos:
* Conhecer e valorizar as diversas culturas;
* Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de países participantes da Copa;
* Observar / analisar, no meio ambiente, as mudanças ocorridas em função da Copa;
* Abordar a união dos povos pelo esporte;
* Ampliar a consciência planetária no que se refere à relação entre indivíduo singular e espécie humana (antropoética) como um todo;

* Conhecer a história do futebol e seu significado para o povo brasileiro;
* Conhecer a história das copas e países sede;
* Refletir sobre as ações empreendedoras/éticas que norteiam o evento;
* Conhecer as aplicações da ciências e da tecnologia envolvida nos trajes, nos equipamentos e na divulgação desse evento esportivo;
* Compreender os usos e interesses dos eventos esportivos em nosso país e no mundo em geral.


ATIVIDADES:

LÍNGUA PORTUGUESA



Leitura diária pelo professor e/ou aluno de textos informativos.



Leitura, análise, montagem das regras do futebol.
Pesquisas e listas de nomes próprios (jogadores, países, times, etc)
Criar slogans e músicas para os jogos.
Gritos de guerra
Cartas aos jogadores
Descrição dos jogadores
Relatório/resenha dos jogos
Jornal-mural

MATEMÁTICA

Tabelas e gráficos (jogos, clima do dia dos jogos, gols, etc)
Cálculo de pontos e comparações
Numerais ordinais (colocações)
Figuras geométricas observadas no campo de futebol.
Campo de futebol (perímetro, área, proporção, medidas, marcações,etc)
Gastos com material esportivo ou outros gastos informados em jornais.
Cálculo de distâncias entre cidades dos jogos, ou entre países.

Horário dos jogos. Tempo de um para outro jogo.


CIÊNCIAS (relações de semelhanças e diferenças)



Clima de outros países. Influência no solo, na alimentação, vestimentas, etc. terremotos e vulcões.
Reação do corpo em climas diferentes.
Animais e vegetais característicos em outros países.
Recursos materiais (semelhanças e diferenças entre os países).

Água em outros países (preocupação mundial).

Alimentação necessária aos atletas. O excesso de sal, açúcar e gordura.

Destino do lixo e outros materiais.



Energia necessidade mundial crescente. Quais estão sendo utilizadas para proporcionar o espetáculo da Copa. Energia Solar, Energia luminosa. Incluir a energia humana despendida.


Fases da Lua durante a Copa.

HISTÓRIA/GEOGRAFIA (relações de semelhanças e diferenças)



Como surgiu o futebol? Lendas que o envolvem? A influência indígena na criação desse jogo.



Países participantes e continentes a que pertencem.



Bandeiras.



Tipos de moradia em outros países.



Formas de viver diferentes. costumes (diferenças e semelhanças)



Nacionalidade, etnia e língua falada em diferentes países.



Mapas e legendas.



Linha do tempo e a História das Copas. Passagem do tempo.



Fuso horário.



Profissões que a Copa envolve. Dos jogadores, massagistas, enfermeiros, psicólogos, faxineiros, garis, etc. Comparar com as que vemos em nosso dia-a-dia.



O que envolve economicamente a realização da Copa. Semelhanças e diferenças com o início de nossa cidade, estado ou país.



Fotos das Copas como documento histórico. Roupas das diferentes épocas.



Jogadores precisaram da escola? Como sobreviveriam sem conhecimento, leitura, cálculos?



Mulheres na Copa



Como eram os jogadores quando criança?



Comparação de paisagens naturais e construídas.



Leis de trânsito, mundial e local (semelhanças e diferenças)



Área urbana e rural na realização dos jogos.



Localização com Pontos cardeais.



EDUCAÇÃO FÍSICA



Regras do futebol



Campeonato entre séries.



Lateralidade (chute de esquerda e direita)



Como combinam as jogadas



EDUCAÇÃO ARTÍSTICA



Cores das bandeiras



Pintores, cantores, atores de outros países



INFORMÁTICA



Digitação dos textos produzidos pelos alunos.



Uso de hyperlinks informativos



Visualização de figuras e reportagens



Desenho de bandeiras



MÚSICA:



Entoação do hino Nacional Brasileiro



Criação de grito para torcida



Conhecimento dos hinos, músicas dos paises participantes da Copa.

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