Pular para o conteúdo principal

JOGO DE TRILHA PARA INTERPRETAÇÃO

Seus alunos já aprenderam a ler, mas estão com dificuldade de intepretação?! Trabalhe com jogos para contornar esta dificuldade.
Leia Mais...As fotos postadas são de um jogo de trilha, que confeccionei com a finalidade de auxiliar os alunos na interpretação de textos. Consiste em a criança encontrar entre 3 opções a continuação de um determinado texto.

Para confeccionar o jogo você precisará de:
* meia cartolina ou papel cartaz;
* recorte de pequenos textos, de variados genêros.
* envelopes;
* canetinhas, colas, etc.

Primeiramente, selecione os textos que serão colados na trilha. Você pode optar por textos conhecidos ou não, eu mesclei os dois. Recorte estes textos em duas partes e reserve a segunda parte deste. Guarde os desenhos para ilustrar a trilha. Exemplo:



P.s: você também pode confecionar um outro jogo com a mesma trilha, basta guardar os títulos dos textos e fazer um jogo para que a criança encontre o título correto.

Depois de selecionado os textos, distribua na folha com uma boa distância entre eles. E desenhe a trilha de acordo com a sua distribuição. Enumere os quadrados próximos aos textos. Nos envelopes coloque o texto correto e outros diferentes.

O jogo pode ser para 2 participantes, cada um recebe um botão ou outro objeto. O jogo inicia na casa 1, a criança só passará para a casa 2 se acertar. O envelope que não foi acertado deve ser descartado, e o próximo jogador deve pular esta casa. A criança deve colocar o trecho correto junto ao texto na trilha. Ganha a criança que obtiver mais envelopes. Exemplo de jogada: Paulo acertou o texto da casa 1, então fica com o envelope. Julio vai para a casa 2 e erra, este envelope e descartado e Paulo vai para a casa 3.

Caso tenham alguma dúvida, avisem que será um grande prazer ajudar.(creditos a alfabetização consciente)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica:JACA OU JACARÉ

  JACA OU JACARÉ Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam . Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário! Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou: - Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés? E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio. - Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés.

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

CALIGRAMA: é um texto (mais frequentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objectos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto". A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire. CALIGRAMA

Tempestade -dinâmica

Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam pra cadeira da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam pra cadeira da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar. O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando na margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estãopróximas da márgem a esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra a direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens é sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, a direita. A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caimos a direita do barco, c