Pular para o conteúdo principal

A POLÊMICA LIÇÃO DE CASA...

Estratégia 1 – Lição de casa é extensão da sala de aula
 
Descrição: a professora prepara lições sobre a aula do dia, de modo que o aluno faça em sua casa praticamente uma extensão da aula. As lições são sempre reflexivas.
Intuito: levar o aluno a refletir sobre a aula, sempre com lições que exigem raciocínio – por meio de reflexão – e memória – para buscar o que foi explicado em aula.
Versão  do  professor: o aluno aprimora conhecimentos em casa, com uma lição reflexiva na qual tem a oportunidade de complementar o que foi aprendido em aula.
Versão do responsável: o responsável não estava em sala de aula, portanto não tem como dar continuidade no conteúdo da mesma forma. Às vezes, o modo como a lição é feita acaba criando confusão para a criança que está em processo de aprendizagem, já que o responsável explica de um modo e o professor de outro.
Estratégia 2 – Lição de casa é para criar uma rotina de estudo
Descrição: a lição é enviada sempre sobre um assunto já visto e praticamente ‘esgotado’ em sala de aula. Todas as lições a serem feitas em casa requerem apenas um ato mecânico, sendo sempre lições que o aluno está bastante habituado a fazer.
Intuito: criar uma rotina de estudo com lições mais fáceis. Facilitar a lição pode levar o responsável a orientar melhor o momento da lição de casa.
Versão  do  professor: não acrescenta conhecimento por ser mecanizada. Poderia ser de grande ajuda aos alunos com maior dificuldade, mas estes geralmente não fazem lições em casa .
Versão do responsável: é uma lição cômoda, portanto o responsável tem a falsa impressão de que está realmente ajudando e não percebe que a lição pouco acrescenta ao conhecimento. Agrada bastante a facilidade e a possibilidade de poder ajudar na lição da criança.
Estratégia 3 – Lição de casa é para ensinar a estudar
Descrição: as lições são compostas basicamente por pesquisas. Elas são enviadas sempre antes do assunto ser tratado. Podem ser pedidas pesquisas de fotos, informações, vídeos e outros materiais.
Intuito: permitir que o aluno tenha um conhecimento prévio do assunto da aula, tornando-o mais seguro e participativo. Ao longo das aulas, as pesquisas se aprofundam e o aluno se sente ávido por novas informações, aprendendo assim a estudar.
Versão  do  professor: além de aprender o conteúdo, o aluno ainda aprende procedimentos de estudo, pois sempre buscará novas informações, desenvolvendo assim a autonomia. Isso influenciará positivamente sua vida escolar e profissional, além de permitir um maior vínculo entre a criança e o responsável.
Versão do responsável: é muito trabalhoso e nem sempre dá tempo de buscar o que o professor pediu, mesmo quando a pesquisa é levada com antecedência. É mais fácil imprimir uma pesquisa que o próprio responsável procurou, só para o professor não dizer que a lição ficou sem fazer.

Estratégia 4 – Lição de casa é para atender casos individuais
Descrição: várias versões da lição são feitas. Cada versão serve para atender um tipo de aluno diferente. A divisão de tarefas pode ser feita por dificuldade – aluno com dificuldade em matemática leva lição de matemática – ou por facilidade – conteúdos que o aluno já domina.
Intuito: atende à diversidade da sala de aula.
Versão  do  professor: é muito trabalhoso e nem sempre o resultado é bom. Muitos alunos, principalmente os que precisam, não trazem de volta a atividade. O professor sofre, pois gasta muito tempo preparando lições e o resultado se mostra pouco produtivo.
Versão do responsável: alguns pais não concordam, pois acreditam que o professor está diferenciando seu filho; outros acham excelente, pois atende perfeitamente às necessidades da criança e outros não opinam – mas também não se responsabilizam pela lição do filho.
Estratégia 5 – Lição de casa é para ser controlada
Descrição: tudo neste tipo de lição é registrado. O professor entrega a lição e pede que os alunos anotem na agenda, o professor também faz anotação e guarda a lição dos que faltaram. O aluno traz a lição, o professor registra numa tabela quem trouxe, quem trouxe atrasado e quem não trouxe. Depois, corrige coletivamente a lição e, em seguida, recolhe para poder conferir novamente se tudo está feito e corrigido. Devolve então ao aluno, para que possa fazer as correções que ainda faltam. Ao final do mês, o professor tem registro de todas as lições dadas e comunica aos pais o resultado mensal.
Intuito: tornar a lição de casa uma rotina e mostrar o valor de fazer sempre os deveres.
Versão  do  professor: se sente saído de uma batalha sanguinária. Trava conflitos com alunos que não fazem lição e com pais que não demonstram interesse. Além disso, se sente mal, pois 50% de sua aula foi gasta com a lição que deveria ter sido feita em casa. Seu conteúdo fica atrasado e o professor fica em débito com a escola.
Versão do responsável: se sente realizado, porque o professor realmente se importa com seu filho. Ele acha que o professor é cuidadoso e preocupado. Muitos ficam incentivados a auxiliar mais a criança, colocando-se inclusive à disposição para ajudar o professor.
Estratégia 6 – Lição de casa é para ser planejada e feita
Descrição: a lição é organizada em uma tabela tipo calendário mensal e enviada no início do mês para casa. O intuito é evitar desculpas como ‘não tive tempo’, ‘saí com minha mãe’ ou ‘eu não disse que tinha lição’, recorrentes das demais estratégias. Requer planejamento prévio do professor e uma organização do tipo de lição pedida.
Intuito: permitir que o aluno crie uma rotina de estudo de modo planejado, já que saberá qual é sua lição e qual é o tempo médio que deverá gastar.
Versão  do  professor: é excelente, pois pode visualizar objetivos traçados para o mês, tornando seu trabalho mais direcionado.
Versão do responsável: ao visualizar a lição, alguns pais acham que o filho não conseguirá fazer e outros a consideram fácil e há ainda aqueles que acham que tudo está perfeitamente bem.
Observação: esta estratégia ainda está em estudo.

  creditos http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/page/2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica:JACA OU JACARÉ

  JACA OU JACARÉ Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam . Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário! Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou: - Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés? E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio. - Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés.

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

CALIGRAMA: é um texto (mais frequentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objectos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto". A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire. CALIGRAMA

Tempestade -dinâmica

Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam pra cadeira da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam pra cadeira da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar. O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando na margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estãopróximas da márgem a esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra a direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens é sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, a direita. A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caimos a direita do barco, c