Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RECEITA PRA PEGAR SACI



O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro. Tem origem indígena, mas acabou incorporando outros elementos das culturas africana e portuguesa.

Dizem que o Saci - também chamado "Matitaperê" - é um negro pequeno, de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma um cachimbo. Faz bagunça na vida das pessoas: quebra coisas, esconde objetos, faz as pessoas tropeçarem, assusta os bois no pasto e muito mais, só para se divertir.

Mas por que ele tem só uma perna? Reza a lenda que o maluco do Saci brincava de girar que nem pião, pulando numa perna só. As crianças geralmente gostam de ficar dando voltas até ficarem meio zonzas e ele fazia isso por ser um verdadeiro moleque. O problema é que para girar daquele jeito dele, é preciso encolher uma perna. Ele gostava tanto de brincar assim, que a perna que ele encolhia foi ficando fraquinha e ele a perdeu. Só não perdeu o gosto pela brincadeira, e até hoje, onde se vê um redemoinho, pode acreditar que há um saci provocando a espiral de vento, girando numa perna só.

Outras do Saci:
Ele gosta de trançar a crina dos cavalos e dar nós nas roupas esquecidas nos varais. O pessoal costumava bordar cruzes nas roupas que ficavam expostas no varal, à noite. Também desenhavam cruzes no pescoço dos animais, cortando o pelo nesse formato para protegerem a criação. Contam que às vezes, de madrugada, era possível ouvir o barulho dos cavalos correndo como doidos lá no pasto, assustados com a criatura que vinha pulando numa perna só, atravessando o quintal dos outros e o mato.

O Saci pode aparecer de dia ou à noite. Ele raptava as crianças que encontrava sozinhas e as levava para algum lugar bem longe de suas casas, soltando as pobrezinhas em algum cafezal ou fazenda distante. Dizem até que algumas crianças sumiam e reapareciam em outra cidade! O Saci assusta as crianças pequenas, mas tem medo daquelas de onze anos, porque a partir dessa idade a garotada é muito levada e o Pererê teme que alguma delas lhe aplique uma peça.

No gorro é onde estão seus poderes! Dizem que quem consegue capturar o Saci tira a sorte grande porque, após a captura ele realiza todos os seus desejos.

Receita pra pegar Saci:
O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar dentro dela. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...

Parece fácil? Pois tente!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

visitantes on line