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Projeto – IDENTIDADE


I- Objeto detonador e problematização:
O projeto tem o objetivo de fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas os comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.

II- Justificativa:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história.
Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
III- Perfil do grupo:
Crianças com grande interesse nas atividades propostas. Estão começando a descobrir o processo de construção da escrita e da leitura.
IV- Objetivos:
Conceituais
_ Conhecer as partes do corpo e órgãos do sentido;
_ Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
_ Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo:
_ Ampliar o vocabulário;
_ Ler e interpretar imagens;
_ Estabelecer relações de família e moradia;
_ Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive.
Procedimentais
_ Explorar textos a partir do auto conhecimento;
_ Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
_ Produzir textos;
_ Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
_ Confeccionar bonecos;
_ Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudinais
_ Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar e todas as diferenças;
_ Apreciar e ler vários tipos de textos;
_ Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
_ Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
_ Desenvolver o auto conceito.
V- Janelas:
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Movimento;
Música;
Artes visuais;
Natureza e sociedade
VI- Etapas:
1- Organizar as crianças na rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre a evolução das crianças. Mostrar fotos de bebes, crianças, adolescentes, adultos e velhos.
2- Colocar uma música clássica, em dupla, as crianças deverão ficar de olhos fechados, tocando cada parte do corpo do colega. Conversar sobre cada parte do corpo e questionar para que cada uma serve.
3- Dar início ao portifólio. “Bilhões de pessoas vivem no planeta Terra e fazem parte dele. Todas elas são importantes, inclusive você.” Desenhe você no quadro.
4- Visão- Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes, figuras preta e brancas, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo.
5- Audição- Brincar de identificar sons de instrumentos, vozes , da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo. Através dessas brincadeiras provocar para que percebam a importância da audição.
6- Olfato- Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam, provocando-os até perceberem a importância do olfato.
7- Paladar- Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados, perceber a importância do paladar.
8- Tato- Sentir diferentes texturas. Criar uma caixa fechada onde só a mão caiba, dentro dela devem conter diferentes materiais. Perceber a importância do tato.
9- Procurar em revistas figuras dos sentidos e montar no portifólio.
10- “Quando nascemos, recebemos nome e sobrenome. Nosso nome geralmente é escolhido por nossos pais. Nosso sobrenome é igual ao de nosso pai, ao de nossa mãe ou ao dos dois.” Responder as perguntas.
11- Pedir a cópia da certidão de nascimento. “Hoje é meu aniversário, um dia sem igual! Eu queria que hoje fosse feriado nacional!” Desenhe uma de suas festas de aniversário. Pedir para as crianças trazerem fotos de um aniversário. Responder as perguntas.
12- “Somos diferentes um dos outros. Cada um tem seu jeito de agir e de pensar.” Completar o boneco. No teatro, fazer a brincadeira da boneca de lata( Bia Bedran )
13- Cole sua foto no quadrinho e depois ligue-as as suas características. Cortar tiras de papel kraft para medir mensalmente as crianças.
14- Desenhe algumas atividades que você realiza diariamente, na seqüência que elas acontecem.
15- “Toda criança tem o direito de brincar e de se divertir bastante.” Escreva e desenhe seu brinquedo preferido e com quem você gosta de brincar.
16- “Toda criança tem o direito de ter uma família e de receber proteção e cuidados especiais, para crescer e se desenvolver com saúde.” Desenhe sua família.
17- Mostrar os trios familiares ( revista guia prático para professoras da educação infantil). Escolher um rio e montar uma história coletiva, para as crianças fazerem a cópia.
18- “As famílias são diferentes umas das outras, e o modo como se organizam também é diferente. Cada família tem suas regras.” Pesquisa para casa. Responder as perguntas.
19- Pesquisa para casa. Pedir para os pais completarem a árvore genealógica, se possível, colocar a foto de cada familiar. Expor no cantinho do projeto.
20- “Todas as pessoas necessitam de um lugar para morar e no qual se protegem do frio, do calor, da chuva e do vento. Há diversos tipos de casas, ou moradia. As casas são construídas em locais diferentes, com diversos tipos de material.” Cole figuras de vários tipos de moradias.
21- “Toda criança tem o direito de uma casa digna para morar.” Desenhe sua casa e responda às perguntas.
22- “Sou muito importante em sua vida. Aqui você aprende a ler, a escrever, a cantar, a calcular, a conviver com pessoas diferentes. Aqui você também pode desenhar, praticar esportes, brincar e criar. Sou sua escola!!” Desenhe sua escola.
23- “Ajude a manter a sala de aula sempre limpa e arrumada.” Responda as perguntas de acordo com a legenda.
24- Responda as perguntas e desenhe. Desembaralhe as letras dos nomes de seus colegas.
25- Caminhe pela escola e responda as perguntas.
26- Desenhe nos quadros as pessoas indicadas, cada uma realizando seu trabalho.
27- “Toda criança tem o direito de ir à escola.” Preencha a cruzadinha.
28- Construir os bonecos de meia calça e jornal.
29- Finalizar o projeto com uma apresentação musical com os bonecos.
VII- Duração:
Aproximadamente um bimestre.
VIII- Avaliação:
Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.

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