Pular para o conteúdo principal

Dinâmica:JACA OU JACARÉ


 JACA OU JACARÉ


Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam. Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário!

Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou:
- Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés?
E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”.
Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio.
- Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas.
Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés. Colocou as jacas na canoa e começou a luta. Salva a jaca e bate no jacaré. Bate no jacaré e salva as jacas. Até que jogou uma jaca nos jacarés e eles deixaram-no seguir em paz. Chegou, desceu da canoa e comeu todas as jacas.

Comentários

  1. achei muito legal esta dinâmica,quero usa-la em meu grupo de casais

    ResponderExcluir
  2. adorei a dinâmica, vou realizar na minha sala de aula com meus alunos de 6 e 7 anos, uma vez que tenho que desenvolver uma sequência didática com este texto.

    ResponderExcluir
  3. adorei e os alunos tambem, muito bom

    ResponderExcluir
  4. já fiz com os meus alunos do 5o ano. Eles amaram.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito minha prof fez comigo e eu com meus alunos kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Amei esta dinâmica
    A irmã fez na reunião do Departamento Infantil
    E eu também vou fazer na minha

    ResponderExcluir
  7. Esse ano de 2020,estou trabalhando com turma de quarto ano.Essa dinâmica possibilitou aos educandos,a habilidade de pensar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo,pois a proposta era fazer uma produção textual,no contexto da leitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

CALIGRAMA: é um texto (mais frequentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objectos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto". A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire. CALIGRAMA

Tempestade -dinâmica

Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam pra cadeira da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam pra cadeira da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar. O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando na margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estãopróximas da márgem a esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra a direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens é sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, a direita. A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caimos a direita do barco, c