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Entenda as hipóteses de escrita dos seus alunos .

PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
v     Associar palavras e objetos;
v     Memorizar palavras globalmente;
v     Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
v     Distinguir letras e números;
v     Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
v     Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
v     Relacionar discurso oral e texto escrito;
v     Distinguir imagem de escrita;
v     Observar a orientação espacial dos textos;
v     Produzir textos pré-silabicamente;
v     Ouvir e compreender histórias;
v     Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


PARA O ALUNO SILÁBICO
v     reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
v     comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
v     Contar o número de letra das palavras;
v     Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
v     Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
v     Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e  maiúscula;
v     Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
v     Produzir textos silabicamente;
v     Ouvir e compreender histórias;
v     Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).


PARA O ALUNO ALFABÉTICO
v     Compor palavras com sílabas;
v     Decompor palavras em suas sílabas;
v     Produzir textos alfabeticamente;
v     Ler textos de seu nível;
v     Completar palavras com as sílabas que faltam;
v     Observar a segmentação entre as palavras no texto;
v     Observar os sinais de pontuação;
v     Ouvir e compreender histórias;
v     Completar textos com palavras;
v     Construir frases com palavras dadas.



Comentários

  1. adorei seu blog!
    http://professorakellly.blogspot.com/

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  2. adorei seu blog!
    http://professorakellly.blogspot.com/

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  3. adorei se blog!
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  4. Olá Cristina,
    Adorei seu blog.
    Tenho um tbm e leciono para 1º ano ensino fundamental, depois de um bom tempo estou trabalhando com esses pequenininhos que são de Deus. Antes trabalhava com 3º e 4 º anos. E por tanto precisava de um roteiro na íntegra de avaliação de pré- sílabico, silábico e alfabetico. Tive a liberdade de copiar o seu , imprimir e postei no meu blog- se não se importar,postei seu nome mas se for da sua vontade eu retiro imediatamente- Passa lá - é simples mas é feito com todo carinho. Blog é: sorria para a vida dalva-oliveira.blogspot.com./2010.

    Abraço,

    Dalva Oliveira.

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