PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
v Associar palavras e objetos;
v Memorizar palavras globalmente;
v Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
v Distinguir letras e números;
v Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
v Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
v Relacionar discurso oral e texto escrito;
v Distinguir imagem de escrita;
v Observar a orientação espacial dos textos;
v Produzir textos pré-silabicamente;
v Ouvir e compreender histórias;
v Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
PARA O ALUNO SILÁBICO
v reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
v comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
v Contar o número de letra das palavras;
v Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
v Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
v Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
v Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
v Produzir textos silabicamente;
v Ouvir e compreender histórias;
v Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).
PARA O ALUNO ALFABÉTICO
v Compor palavras com sílabas;
v Decompor palavras em suas sílabas;
v Produzir textos alfabeticamente;
v Ler textos de seu nível;
v Completar palavras com as sílabas que faltam;
v Observar a segmentação entre as palavras no texto;
v Observar os sinais de pontuação;
v Ouvir e compreender histórias;
v Completar textos com palavras;
v Construir frases com palavras dadas.
adorei seu blog!
ResponderExcluirhttp://professorakellly.blogspot.com/
adorei seu blog!
ResponderExcluirhttp://professorakellly.blogspot.com/
adorei se blog!
ResponderExcluirhttp://professorakellly.blogspot.com/
Olá Cristina,
ResponderExcluirAdorei seu blog.
Tenho um tbm e leciono para 1º ano ensino fundamental, depois de um bom tempo estou trabalhando com esses pequenininhos que são de Deus. Antes trabalhava com 3º e 4 º anos. E por tanto precisava de um roteiro na íntegra de avaliação de pré- sílabico, silábico e alfabetico. Tive a liberdade de copiar o seu , imprimir e postei no meu blog- se não se importar,postei seu nome mas se for da sua vontade eu retiro imediatamente- Passa lá - é simples mas é feito com todo carinho. Blog é: sorria para a vida dalva-oliveira.blogspot.com./2010.
Abraço,
Dalva Oliveira.