Pular para o conteúdo principal

TEMÁTICA: Leitura de textos jornalísticos


MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental

ATIVIDADES PERMANENTES



Sem estudantes vivenciando oportunidades sistemáticas de leitura, escrevendo e dialogando, a escola correrá o risco de restringir-se à reprodução. 

Esta prática que cada vez mais tem sido rejeitada: as atividades de leitura e escrita, nas diversas modalidades, transformadas em ritual burocrático, no qual o estudante lê sem poder discutir, lê sem compreender, responde questionários mecanicamente e escreve textos buscando simplesmente concordar com o professor ou a professora. 

O que se deseja é que estudantes, e também professores, possam constituir-se como leitores e produtores de textos. 

Professores e alunos leitores são capazes de produzir a sua escrita, a sua comunicação no mundo, são a chave de qualquer possibilidade de mudança nas práticas tradicionais e repetitivas de leitura e escrita. Para isso, todos os professores, não só o de Português, mas também os de Geografia, Matemática, História, Música, Ciências, Educação Física, Língua Estrangeira, Literatura, Arte, Filosofia, precisam assumir seu papel de mediadores de leitura e escrita. 

Mais importante que reter a informação obtida pela leitura tradicional dos muitos textos, nas muitas áreas que compõem o currículo escolar, as atividades de leitura e escrita devem proporcionar aos alunos condições para que possam de uma forma permanente e autônoma, localizar novas informações pela leitura do mundo, e expressá-las, escrevendo para e no mundo. Assim, leitura e escrita constituem-se como competências não apenas de uso, mas igualmente de compreensão da vida em sociedade.

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Leitura de textos jornalísticos

Conteúdo relacionado

Reportagens

• Acervo de livros, jornais, revistas, enciclopédias que circulam pela escola. 

Atividades permanentes 

• Construir na classe um mural muito criativo para leitura de textos informativos.

Objetivos 

Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens. 

Conhecer a organização de alguns jornais. 

Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais. 

Localizar as informações principais numa reportagem. 

Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem. 

Destacar as diferentes vozes numa reportagem. 



Conteúdos específicos 

Diferentes gêneros presentes no jornal. 

Cadernos dos jornais. 

Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem. 

Papel das imagens e das legendas. 

Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. 

Identificação das vozes dentro da reportagem. 

Série: 2º, 3º, 4º e 5º Anos. 

Obs. É possível estender este planejamento para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Tempo estimado: Sete aulas. 

Material necessário: Diferentes jornais, transparência, retroprojetor, uma folha de papel craft e fita crepe.

Obs. De acordo com a disponibilidade de material da escola, o professor poderá adaptar estes materiais. 

Desenvolvimento: 

O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. 

Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. 

O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.

O texto de reportagem, tema desta seqüência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos.

Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta. 

Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor

ATIVIDADE 1 – Data ...../....../..... 

O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais.

Apresente a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observe as opiniões dos alunos. Traga para sala de aula diferentes jornais e entregue um exemplar para cada grupo.

A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chame um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. 

Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:

Nome do jornal 

Cadernos encontrados 

Tipo de assunto 

Dever de casa: 

Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.

ATIVIDADE 2 – Data ...../....../.....

Apresente aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem. Peça a leitura de cada um dos textos. 

Pergunte aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões numa folha de papel craft ou 40 quilos. 

Chame a atenção para a reportagem. 

Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe. 

Dever de casa: 

Como lição da casa peça que tragam textos que julguem ser reportagens. 

ATIVIDADE 3 – Data ...../....../.....

Organize a turma em grupos e peça que cada um apresente os textos trazidos. Retome o que foi registrado no papel craft sobre as reportagens. 

Cada equipe deve avaliar se os textos trazidos pelos colegas são reportagens de acordo com o que foi registrado no cartaz. 

No fim da atividade, solicite que os estudantes apresentem o que cada grupo discutiu. Amplie a lista de características da reportagem.

ATIVIDADE 4 – Data ...../....../.....

Apresente uma reportagem em transparência ou copiada. 

Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade. 

Liste no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens. 

Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará. 

Escreva na lousa. Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. 

Chame a atenção também para o nome da jornalista responsável.

Grife as vozes no texto e as informações contidas nele. 

Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido com a leitura e oriente todos a registrar no caderno. 

Dever de casa: 

Como lição de casa peça que a turma traga outras reportagens.

ATIVIDADE 5 – Data ...../....../.....

Retome a atividade da aula anterior e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas: 

Título 

Jornal 

Caderno 

Assunto abordado 

ATIVIDADE 6 – Data ...../....../.....

Proponha a leitura de outra reportagem. Terminada a tarefa, peça que registrem em outro quadro, com as seguintes colunas: 

Título da reportagem 

Jornalista 

Assunto principal 

Quem foi consultado 

No fim, faça a verificação coletiva das atividades. Muito mais do que buscar acertos ou erros é importante dar ênfase aos procedimentos utilizados para encontrar as informações solicitadas. 

Dever de casa: 

Como lição de casa, os estudantes devem fazer o mesmo com outra reportagem. Sugestão: você pode criar um banco com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.

Avaliação 

Durante a realização da seqüência, registre o desempenho dos alunos de acordo com planilha abaixo:

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS 

Ano:............

Escola ........................................................................................................................................

Aluno (a): ................................................................................................................................... 

Professor(a):.............................................................................................................................. 

Período de realização: de......../....... / ........... a ......../........../..........

Identifica diferentes textos publicados nos jornais.
Reconhece características estudadas nas reportagens.
Identifica as idéias centrais nas reportagens lidas.
Identifica as diferentes vozes nas reportagens.
Trouxe os materiais solicitados.
Fez os registros pedidos
Outras observações:




creditos:Simone Helen Drumond de Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica:JACA OU JACARÉ

  JACA OU JACARÉ Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam . Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário! Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou: - Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés? E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio. - Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés.

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

CALIGRAMA: é um texto (mais frequentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objectos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto". A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire. CALIGRAMA

Tempestade -dinâmica

Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam pra cadeira da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam pra cadeira da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar. O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando na margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estãopróximas da márgem a esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra a direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens é sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, a direita. A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caimos a direita do barco, c