Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

Projeto Bullyng


Introdução:
O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), cansando assim dor e angústia, e executandas dentro de uma relação desigual de poder.

Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.As relações sociais surgidas no universo escolar estruturam cultura e historicamente momentos educativos ou não onde há vivência significativa para a maioria das pessoas que utilizam esse espaço. No entanto, uma grande parte dessas relações, nem sempre demonstram ter uma convivência pacífica como seria desejado em um local de troca de experiências e de possível crescimento do ser humano.

Disfarçado por brincadeiras aparentemente inocentes, ou “próprias da idade”, o relacionamento discente, muitas vezes atinge pontos de violência moral e psicológica graves. Essas situações, segundo a professora Cleo Fante (2005), precursora dos estudos a respeito do fenômeno bullying escolas brasileiras, declinam para conflitos sociais e tensões que podem por sua intensidade e freqüência, afetar tanto o aproveitamento escolar da vítima, como de todo o grupo participante dessas ações.

Preparar o aluno para a vida inclui o respeito a dignidade para que ele seja capaz de integrar-se ao mundo em que vive, por isso nossa escola irá conscientizar a todos quais são as conseqüências que o bullying traz a cada ser humano.


 - Justificativa

A principal justificativa para a elaboração deste projeto é o objetivo de identificar, prevenir e combater qualquer tipo de violência, principalmente o bullying, entre o grupo da escola Estadual “Bairro Boa Vista” e também, por entendermos que é possível encontrar meios para dar verdadeiro sentido às relações humanas, quer seja no ambiente escolar, quer seja na sociedade como um todo.
Demonstrar que o processo educacional pode ser ingerido no cotidiano discente, valorizando seu tempo na escola para estímulo e registros dos próprios avanços e construindo de forma autônoma, recursos teóricos e práticos que lhe possibilitem cidadania crítica.

Se aprofundarmos nossa reflexão, veremos claramente que o bullying esse fenômeno cruel e silencioso, não traz somente conseqüências negativas para o ambiente escolar. A sociedade nada mais é que o resultado das atividades de cada um de seus membros.

Essas relações desestruturadas na criança e na juventude, quando da formação de valores e do caráter, irão refletir durante ao longo da vida desses alunos. Por isso a toda a equipe da escola e família para combater o bullying já que a escola também está inserida em um bairro que a desestruturação das famílias é muito grande.  


– Objetivo Geral

Envolver a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador do desequilíbrio na relação de poder entre estudante, a fim de atender ao direito de toda criança e adolescente desenvolveram-se em um ambiente seguro e salutar, promovendo a cultura da paz, o respeito a dignidade humana e a valorização das diferenças.

 - Objetivos Específicos

·        Ressaltar a importância de Orientar os alunos sobre o bullying.
·        Promover integração entre família e escola para combater o bullying na escola e na sociedade.
·        Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.


- Metodologia

*Estudo e reflexão através de textos com os seguintes temas:
·        O que é bullying?
·        Diversas formas de violência nos ambientes escolares.
·        De que maneira os alunos se envolvem com bullying?
·        Quais as conseqüências possíveis para os alvos?
* Reunião de pais.
* Palestras.
* Histórias através de fantoches.
* Vídeos sobre bullying.
* Entrevista para os pais.
* Poesia.
* Amigo X de mensagem.
* Dinâmica – O fetício contra o feiticeiro.
* Filme – Lucas o estranho no formigueiro.
* Cartazes.


 – Desenvolvimentos das ações

A importância e a parceria entre família e escola, onde proporciona a todos os envolvidos uma interação maior no processo educativo.


 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que com a ampliação deste projeto, haja uma conscientização e empenho entre o corpo discente e docente da escola, a fim de diminuir ou extinguir toda e qualquer forma de violência no espaço escolar, tornando assim nosso ambiente escolar, mais pacífico e harmonioso, onde prevaleça a solidariedade, a cooperação e o respeito entre todos os envolvidos no processo escolar.








0 comentários :

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO.

visitantes on line