Para ser um professor eficiente, não basta ter boa vontade. É preciso estudar muito e sempre,dedicar-se, planejar e pensar em diferentes estratégias e materiais para utilizar nas aulas. Para levar todos a aprender, é essencial ainda consideraras necessidades de cada um e avaliar constantemente os resultados alcançados.Seu desempenho, no entanto, só será realmente bom se você conhecer o que pensamos alunos e considerar que as famílias são parceiras no processo de ensino. Confira as ações propostas. 1.Adapte o currículoda rede à realidade Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição. 2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem. 3. Administrebem o horário de trabalho. Distribuir osconteúdos pelo tempo das aulas é complicado. Para determinar as atividadesprioritárias, baseie-se na experiência de anos anteriores e na de colegas.Pense na quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, à elaboração das aulas e à correção de tarefas. 4. Antecipe as respostas dos alunos. Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo. Os alunos podem apresentarrespostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antesde iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado. 5. Selecione os recursos para cada atividade Tudo o que será usadona aula precisa ser preparado com antecedência. Desse modo, todos terão à disposição os recursos mais adequados e úteis para a realização das diferentes tarefas. 6. Reorganizea sala de acordo com a tarefa A adequação doambiente é o primeiro passo para um trabalho produtivo. Por isso, deixe-oarrumado de forma compatível com a atividade a ser realizada. 7. Aproveite todo o material disponível 8. Não tranque os livros no armário Obras de diferentes gêneros que compõem o acervo da escola precisam ficar disponíveis para consulta ou leitura por prazer. Coloque-as em uma sala de fácil acesso ou na própria classe, em prateleiras ou caixas à vista. Isso incentiva o hábito da leitura eo cuidado no manuseio das publicações. 9. Manter ostrabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o queé do outro e acompanhar o que foi feito por todos. 10. Peça ajuda para arrumar os espaços Ao terminar uma atividade, a responsabilidade por organizar a sala pode ser dividida com toda a turma. 11. Transgrida e mude sua prática Experimente novosmateriais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente. 12. Exponha arotina diariamente É essencial mostrar o que você vai ensinar, explicitando os objetivos, o conteúdo tratado, em quanto tempo isso vai se dar e como será a dinâmica. 13. Negocie acordos com a garotada Apenas exibir o regulamento que deve ser seguido na escola não convence crianças e jovens e,por isso, não funciona. Os famosos combinados também só são bem aceitos quando feitos coletivamente e não impostos por você de maneira disfarçada. Assim todosveem sentido nas regras e passam a adotá-las. 14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes Ao propor atividades instigantes, em que são levantadas hipóteses, conheça o pensamento de cada um.O que eles dizem sobre aquele assunto? Esse conhecimento é fundamental para conduzir a aula. Em vez de apenas corrigir erros, encaminhe o raciocínio dos alunos para que solucionem o problema. 15. A lição de casa deve ser um momento individual de estudo,descoberta e reflexão. 16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias Se sua escola temacordos com outras instituições, utilize os recursos disponibilizados por elas da melhor forma possível. 17. Ao formar grupos, junte saberes diversos Seu papel na divisão da classe para atividades em equipe é fundamental. Considere muito mais do que afinidades e reúna aqueles com conhecimentos diferentes e próximos, que têm a aprender e ensinar. Explique que todos precisam atuar juntos para trocar informações, o que é diferente de cada um fazer uma parte da tarefa e juntar tudo no fim. 18. Acompanhe quem tem mais dificuldade Não existem turmashomogêneas. Para atender os estudantes com diferentes graus de desenvolvimento,são necessárias estratégias variadas. Pense, com antecedência, em atividades que podem ser mais adequadas e desafiadoras para aqueles que não estão no mesmo nível da maioria. 19. Consideree valorize as competências 20. Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador. 21. Fique atento à experiência de todos Em uma sala de aula,cada um tem uma história, vem de uma família diferente e tem uma bagagem de experiências culturais. Valorize essa. 22. Crie um ambiente de aceitação Seu papel também é garantir que se estabeleçam relações de confiança e respeito. Por isso, torneconstantes as propostas que proporcionam a cooperação, a amizade, o respeito às diferenças e o cuidado com o outro. 23. Dê oexemplo e não se omita no dia a dia Assistir a uma situação em que ocorrem desrespeito ou preconceito sem reagir não condiz com otrabalho docente. Destaque os comportamentos éticos e não deixe que outro tipo de relação faça parte da rotina da escola. 24. Façasempre o diagnóstico inicial Antes de ensinar um conteúdo, faça o diagnóstico. Ele é uma ferramenta rica para registrar em quenível cada um está e o que falta para que os objetivos propostos sejam alcançados. 25. Diga ao aluno o que espera dele Os critérios de avaliação devem estar sempre claros. Só quando o estudante sabe os objetivos de cada atividade e o que você espera, ele passa a se responsabilizar pelo próprio aprendizado. 26. Documenteos trabalhos significativos Registrar as atividades e guardar as produções mais relevantes é importante para analisar opercurso de cada um e o que foi vivido em sala. 27. Avalie opotencial de aprendizagem Ao desafiar os jovenscom questões sobre o que ainda não foi visto em sala, você analisa o percursoque estão construindo e a relação que fazem entre o conhecimento adquirido einformações novas. 28. Compartilheos erros e os acertos O principal objetivo das avaliações não deve ser atender à burocracia, ou seja, determinar as notasa ser enviadas à secretaria. A função delas é mostrar a você e à meninada o que foi aprendido e o que ainda falta. Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos. 29. Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cadaestudante e o aprendizado dele em relação à turma. 30. Use a avaliação para mudar o rumo Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotadaaprendeu ao longo do processo. Essas ferramentas só são úteis quando servem para você redirecionar a prática e oferecer pistas sobre novas estratégias oucomo trabalhar conteúdos de ensino. 31. Reflitasobre sua atuação para melhorar A autoavaliação épreciosa para ajudar a perceber fragilidades. Todos os dias, ocorrem situações que permitem repensar o trabalho em sala e o contato estabelecido com a equipe e a família dos alunos. 32. Paute asreuniões com os pais Os assuntos tratadosem cada encontro devem ser determinados de acordo com o que está sendodesenvolvido naquele momento com os alunos. 33. Façaparcerias com os responsáveis A reunião de pais nãoé o momento de críticas, mas de favorecer a participação e a parceria deles com você. Para isso, diga como a escola vê o processo de aprendizagem e mostre a produção dos alunos. 34. Informe-sesobre os familiares Durante as reuniões,peça que os pais se apresentem e digam o que fazem. 35. Muitospais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os objetivos daescola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta. 36. Resolvaas questões recorrentes As reclamações citadas com frequência pelos pais devem, sempre que possível, ser levadas em conta para que sejam solucionadas rapidamente. Dar atenção às falas legitima a participação deles. 37. Olhe para o entorno e participe Levando em conta ascaracterísticas e as necessidades da comunidade em que está inserida a escola,proponha maneiras de organizar ações com o objetivo de alcançar o bem-estar. 38. Planejecom a ajuda dos colegas Uma aula só é boa se é bem preparada. Aproveite o horário de trabalho pedagógico coletivo para isso.Você pode compartilhar ideias, articular conteúdos e planejar projetos em conjunto, medidas indispensáveis para construir uma escola de qualidade. 39. Recorra ao coordenador pedagógico Para pensar as avaliações, dar ideias sobre materiais de uso em sala ou como trabalhard eterminado conteúdo, o coordenador pedagógico é um parceiro. Convide-o aobservar as aulas e indicar atividades e formas de aprimorar sua relação com o grupo. 40. Discuta sobre o ensino e a aprendizagem Ao trocar ideias com outros professores, dê menos ênfase às questões de comportamento dos estudantese mais às relativas à aprendizagem. 41. Priorizeas relações profissionais Uma boa convivência entre os colegas de trabalho deve ser pauta da pelo conhecimento, pela colaboraçãoe pela cooperação. 42. Tantoprofessores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seusparceiros. Respeite as opiniões deles 43. Identifique e supere suas dificuldades O primeiro passo para buscar mudanças é determinar suas falhas. Invista no que pode ser aperfeiçoado. 44. Mostre seu trabalho em outros lugares Depois de organizar suas produções, compartilhe-as com os colegas. Conte a eles o desempenho das classes e o resultado das atividades. 45. Aprenda com a prática dos outros Os cursos de formaçãosão os momentos mais ricos para conhecer educadores. As experiências trazidaspor eles podem enriquecer seu repertório, ajudando a lidar com diferentes situações. 46. Continueos estudos para crescer sempre Faz parte do trabalho docente pesquisar e ficar em dia com o que há de novo na área. 47. Use atecnologia para ensinar Muitos jovens devem ter melhor domínio do computador do que você. Procure capacitação para incorporar recursos que aprimorem o ensino da disciplina que você leciona. 48. Assista apalestras sobre sua área Para conhecerresultados de uma nova pesquisa, se aprofundar em algum assunto e ampliar umsaber, assistir a palestras é uma boa opção. 49. Oprofessor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo. 50. Procure planejar seu futuro Faça uma ampla pesquisa para acertar nas mudanças, alavancar sua carreira e se tornar um professor melhor. fonte: nova escola /2009 |
JACA OU JACARÉ Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam . Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário! Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou: - Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés? E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio. - Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés.
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