Pular para o conteúdo principal

Espelho do Oposto


Todos nós temos vivemos em dualidade. No limite entre a alegria e a tristeza, a euforia e a decepção... vamos expressando no rosto cada sentimento e sensação que vivenciamos no decorrer de um dia...

Para as crianças essa expressão na face e no corpo se torna mais evidente. Mas em muitos casos os pequenos não entendem o que estão sentindo, nem conseguem controlar suas expressões.

Para ajuda-los a identificar os sentimentos e sensações neles próprios e no outro proponho esta dinâmica:

- Em duplas, que podem ser alternadas
- Preparar saquinhos com palavras que representem sentimentos ou sensações (pode ser trabalhado coletivamente)


1ª Etapa - O Rosto

- Sentados frente a frente
- Cada um da dupla vai sorteando um sentimento ou sensação e vai mostra-la em seu rosto
- A outra pessoa da dupla vai observar e depois buscar uma expressão oposta
- Alternar a pessoa que inicia a expressão

2ª Etapa - O Corpo

- Repetir a dinâmica acima, mas buscando vivenciar os sentimento com o corpo todo
- Atenção para os ombros, braços e pernas, além da cabeça e do rosto

Neste tipo de dinâmica é sempre importante buscar uma reflexão com a turma sobre os sentimentos expostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica:JACA OU JACARÉ

  JACA OU JACARÉ Cada vez que falar “jaca”, vocês sentam e quando falar “jacaré” vocês levantam . Prestem atenção na historia para ninguém sentar no jacaré e levantar na jaca, é ao contrário! Manuel ia à casa do seu tio Florindo apanhar jacas. Bem no meio do caminho havia um grande rio que não tinha ponte, era preciso atravessar de canoa. Neste rio havia jacarés ferozes e Manuel pensou: - Eu quero as jacas e vou enfrentar os jacarés? E aí ele chegou à beira do rio e viu aquela quantidade de jacarés. Ficou pensativo: “jacas ou jacarés”, “jacas ou jacarés”. Entrou na canoa e começou a remar contra os jacarés. Remou, remou, lutou, lutou sempre no meio dos jacarés, mas sem esquecer-se de suas jacas. Até que enfim chegou à margem do rio. - Ufa! Esses jacarés me cansaram. Mas estou mais perto das minhas jacas. Andou, andou e viu o pé de jaca. Como fazer agora... Apanhou cinco jacas e lembrou-se dos jacarés que enfrentaria, mas voltou feliz da vida com suas jacas até o rio de jacarés.

ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO

CALIGRAMA: é um texto (mais frequentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objectos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto". A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire. CALIGRAMA

Tempestade -dinâmica

Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam pra cadeira da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam pra cadeira da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar. O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando na margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estãopróximas da márgem a esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra a direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens é sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, a direita. A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caimos a direita do barco, c